Entra em vigor nesta terça-feira (29), em toda Bahia, o uso de máscaras de proteção com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19 em todo o Estado. De acordo com a medida autorizada pelo governador Rui Costa, o equipamento deve ser utilizado em ambientes fechados.
O uso de máscaras volta a ser obrigatório em transportes públicos, como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry-boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres.
Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina para que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita através da apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid-19, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS“.
Ministério da Saúde não informa data para chegada de vacinas atualizadas
Desde setembro, alguns países vêm aplicando vacinas atualizadas, que combatem a variante Ômicron, mas o Ministério da Saúde não informou a data da chegada do novo imunizante. A vacina atualizada é direcionada a essas novas variantes, o que a torna mais específica.