Projeto “Ouvidoria vai à escola” amplia discussões com estudantes sobre democracia participativa

O projeto “Ouvidoria vai à escola”, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), continua ampliando discussões com estudantes líderes de classe da rede estadual de ensino. Nesta terça-feira (12), cinco escolas estaduais receberam técnicos do projeto para debater sobre assuntos ligados às demandas dos estudantes e das escolas. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) visa fortalecer a democracia participativa nos colégios da rede estadual e promover a melhoria da qualidade da educação.

O ouvidor da SEC, Jocivaldo dos Anjos, ressaltou a importância dos encontros que têm o objetivo de aproximar o órgão das unidades escolares. “O intuito maior é discutir sobre a difusão do canal e a avaliação das políticas públicas de educação pela população no sentido de qualificar a oferta pelo Estado”.O líder de classe, Jean Carlos Barreto, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro de Periperi, em Salvador, afirmou que é essencial contar com o apoio da ouvidoria da Educação. “Através desse projeto da ouvidoria, podemos tirar dúvidas e receber explicações sobre como funcionam as ações que acontecem nas escolas, voltadas para os estudantes”.

Para a também líder de classe, Raissa Rios, 14, 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Carlos Barros, localizado no mesmo bairro, o contato com a Ouvidoria da Educação é muito importante. “Por meio dela, podemos tratar de questões que vão além do diálogo com as turmas, pois existem assuntos que precisam de um apoio maior. Por isso, é necessário ter esse diálogo mais próximo com o órgão”, disse.Nesta quarta-feira (13), o projeto levará as discussões para mais seis escolas estaduais. No período da manhã, será a vez do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, que vai receber estudantes dos colégios estaduais Anfrísia Santiago, Barros Barreto e Edson Tenório; Colégio Estadual Maria Odette Pithon Raynal, em Paripe; e Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Fazenda Coutos. Já pela tarde, o encontro acontecerá no Colégio Marcilio Dias, em São Tomé de Paripe; Colégio Estadual Maria Anita, em Praia Grande; e no Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), em Ondina.

A Ouvidoria da Educação pode ser acessada através do telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail: ouvidoria@educacao.ba.gov.br.

Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado, acesse as redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br ou o site: www.ouvidoria.ba.gov.br.

Repórter: Emerson