Confira entrevista com novo secretário de educação Jerônimo Rodrigues

Recém empossado como o novo Secretário de Educação do Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues falou sobre os desafios de assumir o comando da pasta, apontada como a principal prioridade do Governador Rui Costa para o seu segundo mandato. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade da Bahia (UFBA), com especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestrado em Ciências Agrária (UFBA), o novo secretário falou da sua dupla experiência como educador, tanto na educação popular através da sua ação junto ao Movimento de Organização Comunitária (MOC) como na educação formal, como professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Com mais de mil e trezentas unidades escolares, 37 mil professores e cerca de oitocentos alunos matriculados para o ano letivo de 2019, que se iniciou no dia 11 de fevereiro, Jerônimo falou sobre a importância do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e do Instituto Anísio Teixeira como instrumentos para os desafios de melhoria da qualidade de ensino, da preocupação com a melhoria das estruturas escolares, de uma maior diálogo da rede estadual com as prefeituras e da continuidade de ações e programas das gestões anteriores na SEC.

Jerônimo reforçou o compromisso com os processos de debate com  a sociedade sobre os rumos da educação na Bahia, ao comentar sobre “o programa de governo participativo (PGP) que orienta as ações nos próximos quatro anos”, que aponta diretrizes para as ações da secretaria. “O governador fala de uma educação em tempo integral que exige toda uma infraestrutura nas escolas, de bibliotecas, laboratórios, de espaço cultural”, então “esse desafio na infraestrutura é grandioso e nós temos de cuidar. Outro é o desafio com a parte pedagógica”, complementou.

Ouça a entrevista na íntegra através deste link: https://bit.ly/2InH2D4

Publicado originalmente no site www.ptbahia.org.br