O grupo “Semeadores da Paz” é uma das muitas organizações “invisíveis” do estado da Bahia. Não se trata de uma Pessoa Jurídica com CNPJ, nem se configura formalmente como uma Organização Não Governamental (ONG) ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Não conta com apoio governamental ou de grandes empresas. Mesmo assim, seus integrantes, moradores da Rua 11 de Agosto (Ladeira de São Roque), no bairro Vasco da Gama, em Salvador, prestam serviços sociais relevantes à comunidade em que estão inseridos. Por reconhecer este papel, a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) decidiu abraçar a iniciativa, como tem feito com outros projetos solidários “invisíveis” que têm feito a diferença na vida de famílias carentes em diversos municípios baianos.
Os membros do grupo se dividem em cinco (5) equipes: 1) “Divino Mestre”, responsável pelas visitas a comunidades carentes, para onde o grupo leva “alegria, atenção e doações”; 2) “Cozinheiras do Senhor”, que preparam refeições deliciosas “para quem precisa de amor”; 3) “Jesus Amigo”, visita enfermos e crianças para levar doações e mensagens de esperança;; 4) “Jesus Consolador”, leva atenção e assistência material para pessoas em situação de rua; e 5) “Sementeiras da Paz”, responsável por realizar encontros de formação e acompanhar famílias para distribuição de cestas básicas.
Criado em abril de 2015, o grupo “Semeadores da Paz” começou com a integração de 10 pessoas que tinham um objetivo comum: fazer o bem. No início, o grupo visitava asilos, orfanatos e pessoas da comunidade em seus lares para levar doações de alimentos e roupas. As ações se intensificaram com o passar do tempo e, atualmente, cerca de 60 voluntários participam das atividades de distribuição de sopas e refeições, distribuição de alimentos, visitas e rondas noturnas nas ruas, entre outras.
Entre os fundadores deste grupo estão os moradores Celma Santana, Margarida Anunciação, Maria da Graça Sena, Diego Almeida e Madalena Ramos. “Por conhecer de perto a seriedade do trabalho desenvolvido pelos ‘Semeadores da Paz’, tivemos a certeza de que valia a pena apoiar este grupo. Queremos somar com quem se preocupa com o próximo. A solidariedade corre nas veias da ACEB”, declarou a coordenadora de empreendedorismo e ação social da Associação, Anne Cristina.
Para manter suas atividades, os “Semeadores da Paz” recebem doações de pequenos mercados localizados na Vasco da Gama e de pessoas generosas que se solidarizam com a causa e contribuem quando possível. “Nosso intuito é ajudar nossos irmãos e irmãs em suas dores e necessidades e nos tornar homens e mulheres que cuidam da ‘casa comum’. Nossa maior inspiração é o Senhor Jesus Cristo”, contou um dos integrantes do grupo, Diego Almeida. Interessados em colaborar com os “Semeadores da Paz” podem enviar uma mensagem de WhatsApp para (71) 99129-8237 (Anne Cristina).
A ACEB é uma instituição sem fins lucrativos que há 18 anos trabalha para representar os interesses e anseios de seus mais de 1.300 associados. Promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento da educação, do esporte, da cultura e do lazer; apoiar ações para a valorização profissional e responsabilidade social, realizar campanhas de assistência social e organizar atividades que incentivam o empreendedorismo são algumas das razões de ser da ACEB. A entidade também oferece aos seus associados benefícios como descontos em produtos e serviços prestados por empresas parceiras, através de convênios.