A presidente e a coordenadora de empreendedorismo e ação social da ACEB, Marinalva Nunes e Anne Cristina Nogueira, visitaram os municípios de Santo Amaro e Cachoeira na última quarta-feira (16), juntamente com representantes do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira da Bahia. Além de acompanhar Tâmara Azevedo e José Raimundo/Mestre Macaco na roteirização turística dos grupos de capoeira desses municípios para o Portal da Capoeira da Bahia, que será lançado no final de agosto, as acebianas propuseram ao Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Santo Amaro, Moysés Neto, uma parceria voltada para a criação de cursos de capacitação de condutores de turismo. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços turísticos na região. A proposta está sendo avaliada.
Além do portal digital, o projeto Salvaguarda da Capoeira contempla a produção de um livro e de um documentário que retratarão um pouco da história, tradição, fundamentos e diversidade dessa arte-luta, que é patrimônio imaterial baiano (2006), brasileiro (2008) e da humanidade (2014). Já o Portal da Capoeira da Bahia será integrado por cinco sites que reunirão informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses sobre o tema; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana, além de uma loja virtual onde a produção de mestres artesãos será comercializada.
O projeto SALVAGUARDA DA CAPOEIRA DA BAHIA é executado pela ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia. Foi idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia, e acontece através de chamada pública do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio financeiro do IPAC, SECULT, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.