Redução de incentivos do Fundeb é criticada

A Portaria Interministerial nº 03, de 25 de novembro de 2020, que “altera parâmetros operacionais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para o exercício de 2020”, é considerada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB) como mais um ataque do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à educação, com a redução dos incentivos aos seus principais atores: professores e professoras. 

A modificação promovida pelo Executivo federal reduziu de R$ 3.643,16 para R$ 3.349,56 o valor anual investido na educação de cada aluno, o que inclui o salário dos docentes. 

– Essa redução absurda no custo aluno é um crime. Em um momento em que o governo precisa garantir que o ensino público possua condições de se viabilizar para um eventual retorno gradual das aulas, mantendo medidas de segurança sanitárias para todos os seus alunos, ele resolver reduzir o repasse e congelar o reajuste no salário dos professores que já é defasado – aponta a parlamentar. 

A deputada federal do PCdoB, autora de um decreto legislativo que tenta sustar os efeitos da portaria interministerial, promete “lutar até o fim para derrubar mais essa forma de ataque contra escola pública e contra seus professores”.

Desligamento nos Correios

Os Correios deram início ao seu Plano de Desligamento Incentivado (PDI/2020), para empregados que estejam aposentados ou  enquadrados em cargo em extinção na empresa, ou ainda aqueles com  tempo de trabalho maior ou igual a 15 anos. “

“A deslealdade ao texto constitucional caracteriza preocupante ofensa ao pacto da sociedade brasileira”

Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal, sobre reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado

“Vacinas não significam Covid zero”

Mike Ryan, especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Recolocação profissional

Oficinas de currículo, LinkedIn e palestras sobre gerenciamento do estresse e propósito são algumas das atividades do “ABRH na Praça”,  nos dias 10 e 11. O evento é gratuito e tem o objetivo de proporcionar novas oportunidades  a quem busca recolocação profissional. As inscrições podem ser feitas aqui.  

Entre os palestrantes estão o empresário Carlos Alexandre,  da rede de restaurantes Rei do Pirão, que fala sobre carreira e propósito de via, e Isaac Edington, presidente da Saltur, sobre empregabilidade, arte e lazer durante a pandemia.  O evento, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH – Bahia), é 100% online. As palestras e os painéis serão transmitidos pelo YouTube e as oficinas pelo Zoom.  

Sindicato rural em Camacan

O município de Camacan, no sul do estado, inaugurou uma sede para o sindicato dos produtores rurais, unindo força com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A inauguração reuniu algumas das principais lideranças dos produtores rurais do estado, com destaque para o presidente da Faeb, Humberto Miranda, a quem coube conduzir a solenidade de estreia da sede.

– Conheço as dificuldades que a região do cacau passa, mas é preciso acreditar que nós somos capazes de juntos ter a competência de transformar e fazer a mudança para melhor e resolver – afirmou Miranda.

Para o presidente da Faeb, os problemas podem ser solucionados por meio do conhecimento, da inovação, da diversificação e da tecnologia, ao destacar o apoio da Faeb em busca de soluções. Já o presidente do sindicato, Anderson Nascimento, falou sobre a conquista com a nova sede e do trabalho empreendido para ver os bons resultados para os produtores rurais do município:

– A sede do sindicato hoje é mais uma ferramenta que o município de Camacan ganha para o meio rural e para a população.  

POUCAS & BOAS

Devido à demanda elevada por agendamento para visitação da Vila da Esperança, no Campo Grande, cujas vagas para o período pré-natalino foram esgotadas, a prefeitura de Salvador passou a oferecer um horário extra. Quem quiser conferir  as luzes natalinas na Praça 2 de Julho agora pode fazê-lo às 22h10, até o próximo dia 6 de janeiro. As vagas estarão disponíveis no site natal.salvador.ba.gov.br. A visitação dura 30 minutos.