Atendendo ao que dispõe o seu Estatuto, a APLB-Sindicato realizou nesta quarta-feira (04), 18 Assembleias Regionais com os Trabalhadores em Educação da Rede Estadual do Estado da Bahia, com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações enviadas pela categoria ao governo Rui Costa e a construção de uma agenda de luta.
A APLB-Sindicato reuniu milhares de trabalhadores em educação nas Assembleias Regionais na manhã desta quarta-feira (04). A assembleia da Regional Metropolitana aconteceu no Ginásio dos Bancários, em Salvador, no mesmo horário. O ginásio estava lotado e para o coordenador-geral da APLB, o professor Rui Oliveira, essa assembleia teve um resultado muito positivo. “Em consonância com as Zonais realizadas esta semana, foi muito boa a participação da categoria na Metropolitana, em Salvador. Empolgante a integração dos trabalhadores em educação que lotaram o ginásio dos bancários”, pontuou.
De acordo as atas enviadas do interior à sede da APLB, majoritariamente as 18 regionais aprovaram o Calendário de Lutas e deliberaram o seguinte resultado:
1 – Mantido o Indicativo de Greve;
2 – Devolução imediata do dinheiro descontado referente aos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020 (10 a 15 de março de 2020 em folha suplementar) , mediante apresentação do calendário de reposição nos sábados 21 e 28 de março 2020; o Departamento Jurídico já impetrou Mandato de Segurança;
3 – Rejeição da Proposta do Governo, que foi: 100 reais em 2020; 100 reais em 2021; 100 reais em 2022, condicionada à redução da GEAP de 50% para 30%;
4 – Garantir a correção imediata dos salários dos funcionários da Educação que estão ganhando abaixo do mínimo;
5 – Garantir a mudança de carga horária de 20 para 40 horas para quem entrou a partir de 2004;
6 – Construção de uma mesa de negociação com a participação do DIEESE para tratar sobre negociação salarial;
7 – Realização de Seminários, com ênfase no Novo Ensino Médio, para aprovação de resoluções pertinentes, com a participação de Universidades;
8 – Participação da categoria nas atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Em Salvador, terá caminhada do Cristo até o Farol da Barra, a partir das 9h.
9 – Participação na Greve Geral agendada para o dia 18/03, com ato às 9h, no Campo Grande;
10 – Realização de nova Assembleia, no final de março;
11 – Garantir que até o mês de maio nenhum professor excedente tenha qualquer prejuízo financeiro e seja tratado com respeito e dignidade.
CALENDÁRIO DE LUTAS REDE ESTADUAL
08/03 – Participação nas atividades do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. Em Salvador, terá caminhada do Cristo até o Farol da Barra, a partir das 9h.
17/03 – Lançamento do Fórum em Defesa do Serviço Público na AL-BA
18/03 – Greve Nacional da Educação
OBS: A ACEB articula nas assembleias e zonais da APLB a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas da Educação.