A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou a publicação “Professores do Brasil: novos cenários de formação”. O objetivo do livro é discutir a formação docente analisando ações políticas e dados educacionais da última década.
Os capítulos abordam a história da formação e trabalho de professoras e professores; aspectos das formações em países da América Latina e no Brasil; formação no contexto da expansão da escolaridade no Brasil do século XXI; o perfil dos atuais estudantes de licenciatura; concepções e práticas na formação para a educação básica; experiências inovadoras na formação inicial e continuada e o perfil dos formadores de cursos de licenciatura.
A publicação dialoga com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, cuja meta é assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A indicação é que esse ODS paute políticas públicas visando a inclusão de crianças e jovens nos sistemas educacionais.
“A construção de sistemas educativos de qualidade, equitativos e inclusivos passa, necessariamente, pela efetivação de políticas docentes que promovam atratividade à carreira, formação inicial e continuada consistente, reconhecimento e possibilidade de desenvolvimento profissional, remuneração e condições de trabalho adequadas”, justifica a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, durante o prefácio do livro.
A publicação é a segunda do gênero publicada pela Unesco. Em 2009, foi lançada a primeira edição do trabalho que ofereceu um balanço da situação em relação à formação de professores para a educação básica no Brasil. Também abordou questões relacionadas à carreira e salário dos docentes.
Publicado originalmente no site www.institutonetclaroembratel.com.br