O Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), dá início ao seu primeiro ano nos municípios de Guanambi e Pindaí (BA). Com o patrocínio da AES Tietê, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, os primeiros módulos de 2019 nos municípios serão na quarta (14) e quinta-feira (15). O IEE foi criado e é presidida pela medalhista olímpica Ana Moser.
Em Pindaí, a formação será na quarta-feira, das 8h às 17h. No dia seguinte, será a vez de professores de Guanambi participarem do encontro de capacitação, no mesmo horário. Em cada uma das formações, são esperados 50 professores.
“Nesse primeiro encontro, discutiremos os contextos da educação física e do esporte na escola e abordaremos estratégias pedagógicas para aulas com mais qualidade a partir das experiências já vividas na rede pelos professores”, afirma Cibele Venâncio, subcoordenadora do IEE. Ela e Josemar Paixão serão os responsáveis pela capacitação nos municípios.
“A AES Tietê acredita que o projeto, em parceria com o IEE, desenvolverá boas práticas de educação aliadas ao esporte, contribuindo positivamente na educação pública dos municípios de Alto Sertão II, onde está nossa operação”, completa Renata Costa, analista de investimento social da AES Tietê.
Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.