Entre as graduações avaliados de 2017, estão os cursos de licenciatura, são eles: Matemática (Licenciatura), Letras-Português (Licenciatura), Letras-Português e Inglês (Licenciatura), Letras-Português e Espanhol (Licenciatura), Física (Licenciatura), Química (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), História (Licenciatura), Artes Visuais (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Filosofia (Licenciatura)e Educação Física (Licenciatura). Para esses cursos, a prova reservou um questionário exclusivo para que os formandos pudessem mostrar qual é o perfil e as motivações do “novo” professor da Educação Básica brasileira. Confira o levantamento feito pela Revista QB a partir desses dados:
Professor por vocação
De acordo com o Enade 2017, 36,88% dos formandos em algum tipo de licenciatura decidiram seguir essa carreira por acreditar ser sua vocação; 20,65% acreditam na importância da profissão e 13,09% tiveram professores que foram inspiração para seguir a carreira.
Seguir na carreira
Outro tópico abordado no questionário foi se o graduando pretendia exercer o magistério após o término do curso, em que 64,83% afirmaram que pretendem e que essa deve ser a sua atuação profissional principal.
Mais da metade visa concurso público
Dos alunos de licenciatura, 63,18% disseram que, no período de cinco anos, pretendem estar atuando na área em escolas de ensino público. A segunda opção mais assinada foi estar atuando “em escola/instituição pública, na gestão educacional”.
Ensino oferecido por universidades é o suficiente para a formação de professor
Para 47,15% dos professores formados em 2017, a fundamentação teórica oferecida pelo curso é “em grande parte” o suficiente para o exercício da docência.
Mulheres são a maioria
Entre os graduandos em cursos de licenciatura, as mulheres correspondem a 73,81% dos curso, sendo que elas estão predominantemente no curso de Pedagogia (45,32%).
Já os homens são a minoria nas graduações de licenciatura (26,19%), visto que o curso em que eles possuem maior participação é o de Educação Física.
44,70% dos “novos professores” são brancos.
Dentre os formandos em cursos de licenciatura em 2017, 44,70% se autodeclararam que são brancos, sendo seguidos por pardos, que correspondem a 38,35% dos “novos professores” no mercado de trabalho.
Renda familiar de até 3 salários mínimos
Por meio do questionamento, foi possível descobrir que a renda mensal familiar de um graduando em cursos de licenciatura em todo o Brasil é de 1,5 a 3 salários mínimos (34,32%).
Entretanto, a porcentagem de graduandos em que a renda familiar é de apenas até 1,5 salário por mês chega a 32,34%.
Pais são os maiores incentivadores
Para 50,63% dos concluintes de cursos que formam professores, os pais foram os maiores incentivadores para que eles permanecessem e terminassem a graduação.
Publicado originalmente no site Quero Bolsa.