A professora Marinalva Nunes, presidenta da ACEB (Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia), será homenageada com a prestigiosa Medalha Anísio Teixeira, a pedido do vereador Augusto Vasconcelos. A honraria reconhece a notável trajetória de Marinalva, desde seus primeiros passos em Maragojipe, até sua destacada atuação no magistério e no movimento em defesa da escola pública. A cerimônia está marcada para o dia 7 de agosto, na Câmara de Salvador.
Marinalva Nunes, mãe de Anne e avó de Pedro e Bento, nasceu no recôncavo baiano e estudou nos Ginásios Antônio Rebouças e Simões Filho. Mudou-se para Salvador aos 14 anos, onde continuou seus estudos no Colégio Duque de Caxias. Em 1973, ingressou na Universidade Federal da Bahia no curso de Ciências Físicas e Biológicas, licenciando-se em 1977 e iniciando sua carreira no magistério público estadual.
“Será uma honra receber essa homenagem e ver o reconhecimento do nosso trabalho em prol da educação pública e dos direitos dos trabalhadores. Dedico essa medalha a todos os educadores que lutam diariamente por uma educação de qualidade,” disse Marinalva Nunes.
Além de sua atuação como professora, Marinalva foi dirigente da APLB, fundadora da FETRAB, conselheira e atual segunda vice-presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), e membro de várias outras entidades voltadas à educação e aos direitos dos trabalhadores. Atualmente, como presidente da ACEB, promove debates educacionais e a formação continuada dos trabalhadores, além de incentivar a cultura, o esporte, a economia solidária e o desenvolvimento sustentável.
Em seu texto, Augusto destaca a dedicação e luta da professora Marinalva, como mérito para o reconhecimento com a Medalha Anísio Teixeira, pelo compromisso incansável de Marinalva Nunes com a educação e o bem-estar social.