Maria José Rocha Lima Na Bahia, o Dia do Professor foi marcado com o lançamento do Prêmio ACEB de Educação. A honraria reconhece personalidades e entidades que tenham prestado relevantes serviços para o crescimento e consolidação da educação na Bahia. Instituições de ensino, professores, gestores da educação de atuação na educação básica da rede pública do estado, indicados por uma comissão especial convidada pela ACEB, poderão receber a honraria a partir de 2022.A entrega das distinções acontecerá em evento especial promovido anualmente pela entidade, preferencialmente no mês de outubro.
A presidente da ACEB foi uma das mais destacadas lideranças sindicais do movimento dos professores nas décadas de 1980 e 90, tendo sido vice- presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia –APLB- quando eu fui presidente.Aproveito para render-lhe as minhas homenagens, por ser essa liderança indomável, uma mulher de garra, uma guerreira em defesa dos professores e da educação na Bahia.Fico muito feliz com a criação do Prêmio ACEB de Educação porque entendo que é preciso pagar uma dívida contraída com o professor, especialmente com grandes mestres injustiçados quando igualados a maus profissionais que os governantes, exagerada e propositadamente, pinçam e divulgam para justificar os péssimos salários pagos aos professores.
Precisamos de novas abordagens sobre o professor, porque muitos são mestres colendos e provectos. São os produtores de arte, ciências e letras. São os formadores dos quadros intelectuais, artísticos e dirigentes da Bahia, do Distrito Federal, do Brasil, do mundo.Quem não passou pelas mãos de uma professora? A professora Marinalva, como eu, entendeu que precisamos promover a imagem positiva do professor, inaugurando uma nova forma de abordar a questão.Ao lançar o Prêmio ACEB de Educação, Marinalva Nunes salienta: “Se a sociedade deseja uma educação de qualidade, precisa reconhecer o valor daqueles que a transformam em realidade na sala de aula”.Para ela, o prêmio ACEB de Educação será um estímulo aos que incentivam gerações atuais e futuras através do saber. “É uma forma de agradecer e fomentar boas práticas para que esses professores continuem a fazer mais pela educação em nosso estado”.A ACEB tem na vice- presidência o ex-jogador da Seleção Brasileira Marcelo Silva Ramos, um ex – futebolista brasileiro que atuava como atacante.
A partir do encerramento de sua destacada carreira, Marcelo vem aproveitando a sua história de vida e de outros companheiros de campo para defender uma melhor utilização do esporte, como parte integrante do processo de formação escolar e comunitário, apoiando as famílias na formação de seus filhos e servindo de base para a condução das políticas públicas no seio das comunidades, passando a sua experiência de vida para propiciar o surgimento de novos talentos e esperança à juventude.A entidade tem em sua direção Anne Cristina Nogueira, no Departamento de Empreendedorismo e de Ação Social, uma jovem e destacada liderança ambientalista.Em nome do amigo professor Emanuel de Oliveira Rodrigues, homenageio os demais diretores da ACEB. A ACEB é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2003. Além de representar os interesses e anseios de seus associados, a entidade promove iniciativas voltadas ao desenvolvimento da educação, do esporte, da cultura, do lazer e do meio ambiente; apoia ações de valorização profissional e responsabilidade social; realiza campanhas de assistência social e organiza atividades que incentivam o empreendedorismo e a economia solidária.
Matéria publicada originalmente por : https://planaltoempauta.com.br/premio-aceb-de-educacao-para-professores-um-exemplo-a-ser-imitado/