Entrevista: Mabel Velloso fala sobre a Educação na Bahia

Como educadora e acebiana, Mabel Velloso não poderia ficar de fora do movimento pela melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Bahia. Ela lamentou o resultado do último ano e comentou algumas das ações sugeridas pela ACEB para elevar a qualidade da educação no Estado. Escritora, compositora e cordelista baiana, Mabel Velloso nasceu em Santo Amaro da Purificação-BA. É filha de José Veloso e Claudionor (Dona Canô) Viana Teles Veloso, mãe da cantora Belô Velloso, irmã da cantora Maria Bethânia e de Caetano Veloso. Nesta entrevista, porém, ela fala, com orgulho, como Professora, com “P” maiúsculo. Confira:

ACEB – O último relatório do Ministério da Educação sobre os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica revelou que a Bahia é o Estado com o pior ensino médio do Brasil. A Bahia também foi o pior estado no ensino fundamental final, ou seja, do sexto ao nono ano. Apenas no ensino fundamental inicial, do primeiro ao quinto ano, nós apresentamos algum avanço no último ano. Como a senhora recebeu essa notícia e o que ela representa, em linhas gerais sob o seu ponto de vista?

Mabel Veloso – Saber que o ensino vai mal me deixa muito triste e preocupada com o futuro. Sinto pena das crianças que estão chegando aos Colégios e não encontram uma boa Professora com a velha Carta do A B C na mão. A de Amor, B de Bondade e C de Carinho. Tenho a certeza que o amor não senta mais nas carteiras. Saiu da sala de aula e não brinca mais no recreio. A culpa não é da Professora, mas é ela o elo entre a casa e a Escola. Uma boa Professora é necessária em cada Escola. A direção pode ser boa, a equipe pedagógica ser ótima, mas o Professor responsável pelo grupo de alunos é quem vai assegurar o bom desempenho das crianças. Se a casa falha, a Professora falha, o prejudicado é o aluno. A Alfabetização deve receber a maior atenção. O aluno que domina a Leitura terá bom desenvolvimento e não abandona o Colégio.

ACEB – A ACEB tem apontado algumas ações que, se adotadas, podem colaborar para virar esse jogo, ou seja, melhorar a qualidade da educação em nosso estado. A seguir, vamos apresentar algumas e gostaria que fizesse um breve comentário a respeito de cada uma delas (explique se concorda ou discorda e justifique em poucas palavras o seu posicionamento).

  • Adequação e reorganização da infraestrutura das escolas.

Mabel Veloso – Tudo precisa melhorar. Do piso ao teto! Porque sabemos que uma casa confortável deixa a criança se sentindo acolhida, a Sala de Aula clara e bonita ajuda muito ao aluno que vem em busca de uma vida melhor, de um ambiente melhor do que a sua casa que, na maioria das vezes, é precária.

  • Ampliação das unidades escolares com Educação Integral.

Mabel Veloso – A Educação transforma. A Educação pode. Faz a vida ser outra. Muitas crianças chegam à Escola sem ter sonhos. É preciso sonhar! Desejar aprender para viver melhor, buscar conhecimento e fazer do interesse pelo aprendizado um caminho para um futuro melhor.

  • Incremento dos Institutos Profissionais de Educação.

Mabel Veloso – Orientar na escolha da profissão de cada aluno é fator primordial. A criança muitas vezes segue o exemplo do Professor que se interessa por ela. Abrir caminhos é o que deve fazer todo Professor. Cantar e Contar é, para mim, o melhor caminho para ensinar. A criança grava as histórias que ouve, grava as canções que escuta, os Hinos que canta. Em uma sala de aula onde o conto e o canto entram tem a alegria e o interesse para seguir em busca de um final feliz a cada dia.

  • Nomeação de um(a) coordenador(a) pedagógico(a) por turno em cada unidade e atuação de psicopedagogos(as) nas escolas.

Mabel Veloso – Todo apoio que chegue é sempre uma ajuda. Algumas vezes ocorre saturação de métodos e direções que acabam prejudicando o papel do Professor.

  • Valorização e fomento do esporte como ferramenta de ensino – iniciação esportiva nas mais diversas modalidades e realização de torneios e eventos que possam ir além das aulas de Educação Física.

Mabel Veloso – Todo esporte ajuda a melhorar a disciplina, a socialização. O Colégio deve buscar o esporte como um aliado no desenvolvimento da classe.

  • Implementação de projetos que fomentem a cidadania.

Mabel Veloso – Formar cada aluno um cidadão de bem é o dever de toda Escola. Despertar o amor pela casa, pela rua, pela escola, pela Cidade, pelo País é um belo caminho em busca da cidadania. É obrigação do Professor fazer cada criança entender que cuidar do Planeta é ser cidadão.

  • Implementação de oficinas de leitura e incentivo às Bibliotecas Escolares

Mabel Veloso – Muitas Escolas têm Biblioteca, mas os alunos não a visitam, não podem tomar livros emprestados, não fazem Roda de Leitura. Incentivo à Leitura é tomar o Professor como exemplo. Ler para os alunos e contar histórias despertam a vontade de ler. Buscar um livro na prateleira, dizer que o Livro que fica esquecido se sente triste, brincar de ensinar a gostar de ler. O caminho é esse.

  • Estímulo às artes (visuais, música, teatro, dança, etc).

Mabel Veloso – Música, teatro, dança na Escola revelam que ali a vida está pulsando. A Arte de mãos dadas à Escola é uma força que ajuda a todos que a frequentam. O Teatro na Escola dá a aula que jamais será esquecida.

  • Qualificação e valorização dos professores e gestores em educação – incentivo à formação continuada, desenvolvimento da carreira e elevação do piso salarial.

Mabel Veloso – O Professor na sala de aula deve esquecer o contra-cheque. (contra/choque)! Claro que ele deve e merece receber um salário digno, mas na sala tem que esquecer o vergonhoso pagamento que recebe. As crianças não são culpadas pelo descaso dos Governantes. Ali na aula, cada Professor tem que ensinar como se cada aluno fosse seu filho, sobrinho, neto. Antes de pensar na remuneração, é preciso pensar nos alunos que estão à espera de carinho, ensino, ajuda.

ACEB – Além das ações acima, a senhora sugere alguma outra ação que possa efetivamente contribuir para a elevação do IDEB em nosso estado?

Mabel Veloso – Que os Governantes olhem o Professor como a pessoa que pode melhorar o Ensino. Apoiar cada um lembrando que o Professor não pode fazer milagre sem bons livros, sem material . Lápis de cor aquarela, régua e compasso são necessários para que numa sala de aula o professor dê cor e linhas para um futuro melhor para cada criança.

ACEB – A partir das suas experiências pessoais e de sua trajetória profissional, o que significa para você ser uma educadora?

Mabel Veloso – Sou Professora desde o ano de 1955. Muitos que governam hoje nem eram nascidos. O descaso com o Professor continua o mesmo. No dia em que se conscientizarem que tudo será melhor com a melhoria do Ensino, teremos uma Bahia Forte e ninguém terá preocupação com os Índices de Desenvolvimento da Educação. Passaremos com certeza a ocupar o lugar que a Bahia merece.

Mabel Velloso. Foto Márzia Lima