Homenagem a Moraes Moreira e Gal Costa no Carnaval de Salvador

Estreou no último dia 17 na área de shows do Hotel Fazenda São Geraldo, em Santo Antonio de Jesus, o show dos cantores Thadeu e Ítalo que homenageia Moraes Moreira e Gal Costa, nomes emblemáticos da música brasileira que trazem, em suas obras, clássicos do carnaval.

Compositor e cantor de dezenas de músicas inspiradas na folia da maior festa de rua do planeta, Moraes Moreira foi o primeiro cantor de um Trio Elétrico, ainda nos anos 70. Já a cantora Gal Costa emprestou sua voz cristalina a muitos sucessos que marcaram épocas na folia do Brasil de Norte a Sul.

Acompanhados por uma banda de músicos da região do Recôncavo Baiano, liderada pelo maestro Atanael Petão, os cantores Thadeu e Ítalo apresentam um repertório exclusivamente com músicas de Moraes e Gal, e que animam há décadas as folias carnavalescas. “Festa do Interior“, “Chão da Praça” “Balancê”, “Deixa Sangrar”, “Eu sou o Carnaval”, “Pombo Correio”, entre outras, ganharam releituras no projeto que poderá desembarcar no Carnaval de Salvador. “A ideia era fazer apenas um show em homenagem a Moraes e Gal, que morreram precocemente e que deram uma enorme contribuição para a mais popular festa brasileira. Mas, na medida em que foram acontecendo os ensaios o projeto foi crescendo. O sucesso da estreia em Santo Antonio de Jesus consolidou o projeto” afirma o maestro Petão. O show já tem apresentações agendadas para os dias 27 em Itagi e 28 em Jequié.

O show pode virar Bloco no Carnaval de Salvador

O sucesso da estreia e a animação do público reforçaram a ideia de levar o show “Festa do Interior” para o Carnaval de Salvador. “Ficamos empolgados com a reação do público. O show virou um baile de Carnaval, são músicas impossíveis de se ouvir sem dançar” diz Ítalo. A ideia de transformar o show em um Bloco carnavalesco se reforçou com a constatação de que o Carnaval de 2023 será o primeiro sem a presença dos homenageados. “Moraes e Gal vão estar presentes na folia através de seu legado musical, que é eterno. É um tributo a essas duas figuras importantes da música brasileira. Uma homenagem feita com alegria e respeito ao que eles representam”, conclui Thadeu.