Filmes sobre educação para você assistir

Estudar é muito bom, adquirir novos conhecimentos seja sobre fatos do passado ou a respeito da atualidade. A base de formação do ser humano é o conhecimento que só adquirimos quando nos colocamos diante de algo novo e por meio do questionamento e discussão a respeito do mesmo. É através da educação que o sujeito consegue desenvolver inúmeros quesitos em sua vida, desde aspectos como a criticidade, autonomia, capacidade interpretativa, expansão cognitiva e cultura, entre tantos outros benefícios que os estudos promovem.

Existem diversas formas de estudar hoje em dia, a tecnologia vem modificando essa realidade cada vez mais. Porém, uma das formas aprimorar os estudos não é tão novidade assim, e muitas vezes nem é vista como uma experiência de aprendizagem, pode ser muito enriquecedora, estamos falando dos filmes. As produções audiovisuais são ótimas aliadas do conhecimento, pois abordam temas diversos com uma narrativa que oferecem entrenimento, comunica e educa.

E falando em estudar, separamos algumas dicas de filmes que tratam sobre a educação para você assistir no seu momento de lazer e ampliar seus conhecimentos através da visão que estas produções irão te permitir. Pega a pipoca e o controle remoto que vem muita informação por aí!

Filmes sobre educação que você deve assistir

A Onda (2009) – “Em uma escola da Alemanha, alunos tem que escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais”.Escritores da Liberdade (2007) – “Em Escritores da Liberdade, uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo”.

Sociedade dos Poetas Mortos (1990) – “Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.Ao mestre, com carinho ( ano desconhecido) – “Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo”.

Escola de Rock (2004) – “Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais”.

Mentes perigosas (2021) – “Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais”.

O substituto (2013) – “Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vinculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo”.

Além da Sala de aula (2011) –“Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas”.

Entre os Muros da escola (2009) – “François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores”.

Ser e Ter (2007) – “Com uma paisagem de montanhas e terras agrícolas, o documentário segue um grupo de crianças entre quatro e doze anos que estudam em uma pequena escola de vila em Auvergne. Mostrando o dia a dia das crianças, a intenção é mostra como elas aprender a viver lado a lado e conviver com os outros e seus desejos”.

Publicado originalmente por: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/filmes-sobre-educacao-para-voce-assistir