Como inventar o futuro para mudar o mundo? Esse é o título do mais novo livro do Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional Fernando Alcoforado, que o próprio autor lançará especialmente para sócios da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) no dia 17 de julho, a partir das 15:30 horas, na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), no Centro de Salvador. A apresentação do conteúdo da obra e a sessão de autógrafos acontecerão após a assembleia que definirá a ocupação dos cargos vagos na diretoria da ACEB, convocada para o mesmo dia e local, a partir das 14 horas.
De acordo com a presidente da ACEB, Marinalva Nunes, “a definição dos novos rumos da ACEB perpassa pela definição dos companheiros que, junto conosco, assumirão a Associação daqui para a frente. Vamos aproveitar a presença dos acebianos na assembleia para, depois dela, ouvirmos o talentoso Fernando Alcoforado falar sobre o conteúdo do seu mais novo livro”, declarou.
Sobre o autor e sua obra
Antes de concluir seu Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Fernando Alcoforado graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia e especializou-se em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros cursos de pós-graduação. Exerceu os cargos de diretor da Faculdade de Administração das Faculdades Integradas Olga Mettig de Salvador; foi presidente do Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos, presidente do Clube de Engenharia da Bahia, subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Conselheiro e Diretor do CREA-Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, Coordenador de Planejamento Estratégico do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Camaçari, Assessor do Vice-presidente de Engenharia e Tecnologia e do Superintendente de Planejamento da Light e Engenheiro Projetista da Eletroprojetos, entre outros.
A obra “Como inventar o futuro para mudar o mundo?”, publicada pela Editora CRV de Curitiba/ Paraná, é o 14º livro do autor e tem como foco três grandes crises globais “previstas” para o século XXI: 1) o previsível fim do capitalismo como sistema econômico dominante; 2) a degradação ambiental com o esgotamento dos recursos naturais do planeta Terra e a mudança climática catastrófica; e 3) a escalada dos conflitos internacionais com a ameaça de uma nova guerra mundial. “A possibilidade de que estas crises ameacem a sobrevivência da humanidade coloca na ordem do dia a necessidade da invenção do futuro para mudar o mundo em que vivemos”, apresenta a sinopse.
O propósito do livro, nesse contexto, é apresentar o que e como fazer para reestruturar: 1) o sistema econômico pós-capitalista nas esferas nacional e mundial visando o progresso econômico e social; 2) o sistema ambiental para evitar o esgotamento dos recursos naturais do planeta Terra e a mudança climática catastrófica global visando a sustentabilidade ambiental; e 3) o sistema internacional para assegurar a convivência pacífica entre as nações e os povos, isto é, a conquista da paz mundial.
A ACEB, organizadora do evento, é uma associação sem fins lucrativos que promove iniciativas voltadas ao desenvolvimento da educação, do esporte, da cultura e do lazer na Bahia, além de apoiar ações para a formação e valorização profissional e responsabilidade social, entre outros. A entidade reúne mais de 1300 sócios, entre professores; gestores governamentais dos diversos entes de poder; empreendedores; artistas e intelectuais. Mais informações estão disponíveis no site www.acebqualifica.org.br ou pelo telefone (71) 3013-7872.