A professora aposentada do Estado, Nancy Sousa, participa pela primeira vez da Feira de Variedades da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), que em sua edição mais recente acontece no subsolo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia, até sexta-feira (6). Seu objetivo no evento, onde vende bolsas, necessaires, chapéus, bonés e viseiras é complementar a renda. No dia a dia, Nancy mantém um ateliê na varanda de sua casa, onde além de vender seus produtos, faz reformas de bolsas e mochilas.
A autônoma Luísa Calzone, outra expositora da Feira, também trabalha em um ateliê em sua casa para complementar a renda da família. Tanto em seu “local de trabalho” quando na Feira de Variedades da ACEB, ela expõe belas peças de artesanato produzido com tecidos: toalhas de lavabo decoradas, porta-talheres e porta-marmita são alguns dos objetos em exposição na SEC. “Além de ter a oportunidade de mostrar o meu trabalho, participar da Feira, para mim, é uma verdadeira terapia, pois neste espaço construímos relações de amizade muito interessantes”, frisou.
O empresário Américo Fontenelle veio do Sítio Cheiro do Mato, em Mucugê, para expor seus produtos artesanais na Feira de Variedades da ACEB. O licor gourmet de maracujá e o de laranja com café, além das geléias, conservas, açucar mascavo, rapadura, cachaça e chocolates estão fazendo sucesso no evento. “Esta é a segunda Feira da ACEB de que participo e nas duas fiz contatos importantes que, certamente, me ajudarão a atingir meu objetivo de expandir o meu negócio”, declarou.
Para a professora de artes e música, musicoterapeuta e produtora musical Marli Bahia, expositora de artesanato (esculturas religiosas, enfeites, caixas em MDF, panos de prato, aromatizadores e temperos naturais), participar da Feira tem um significado especial porque todos os itens em exposição são confeccionados por sua mãe, “que passou a criar as peças para dar um ressignificado à sua vida após um tratamento de câncer de mama”, contou. “Além disso, o encontro nos dá a oportunidade de construir excelentes relações e, claro, de complementar a nossa renda”, completou.
Segundo a microempresária Carol Araújo, que está em sua terceira Feira pela Aceb, “a terceira edição foi a melhor em vendas. Com certeza vou participar de todas que surgirem daqui para a frente. A organização é show. Vale muito a pena”, disse.
A próxima edição da Feira de Variedades da ACEB será realizada na recepção da na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) nos dias 13, 16 e 17 de dezembro. A ação tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e manter a Associação. Outras edições da Feira foram realizadas na Setur (antigo Desenbahia) e no prédio onde funcionam as Secretarias da Administração (Saeb) e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
De acordo com a presidente da ACEB, Marinalva Nunes, um grande atrativo da Associação é o seu lado empreendedor. “A ACEB é uma incubadora de grandes ideias. Em sua filosofia, a entidade acolhe projetos e trabalhos das pessoas associadas, oferecendo suporte e consultoria para que projetos se tornem aptos a serem executados diretamente pela ACEB ou através de articulação com outras organizações da sociedade civil, governos e o setor privado”, explicou. Uma mudança no estatuto da entidade permitiu à ACEB o desenvolvimento de projetos ligados não só à educação e ao esporte, mas também às artes, à cultura, à economia solidária e ao desenvolvimento sustentável.
Estimulada pelo desejo de qualificação para melhor cumprimento do papel social dos trabalhadores, a ACEB foi criada em 2004. A primeira grande conquista da entidade foi a oferta de um curso de especialização com foco na implementação da Lei nº 10.639/03, legislação que estabeleceu a obrigatoriedade no currículo escolar do conteúdo da influência africana e afro-brasileira na formação da nação brasileira.
Atualmente, a ACEB oferece aos seus associados benefícios como descontos em produtos e serviços prestados por empresas parceiras, através de convênios. Interessados em associar-se devem ler o estatuto e preencher o formulário disponíveis no site da entidade (www.acebqualifica.org.br). A partir disso, a ACEB entra em contato com a pessoa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3013-7872.