Comunidade quilombola do Quingoma precisa de atenção

Desde que a coordenadora de empreendedorismo e ação social da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), Anne Cristina, conheceu a comunidade quilombola do Quingoma e as muitas necessidades das famílias que vivem naquela região de Lauro de Freitas, diversas ações foram realizadas pela entidade no local. Distribuição de cestas básicas, roupas, brinquedos e panetones foram algumas das iniciativas que aconteceram mediante arrecadação e entrega de doações.

“Como o acesso da comunidade a serviços de saúde é bastante precário, estamos nos articulando para tentar levar atendimento médico pelo menos uma vez por mês até as famílias do Quingoma. Além disso, estamos organizando uma Biblioteca Itinerante, que não apenas levará livros até as crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade como também estimulará a leitura através de oficinas e contação de história”, anunciou Anne Cristina.

A comunidade do Quingoma reúne mais de 3 mil moradores descendentes de escravos. O quilombo não conta com rede de esgoto, não tem posto de saúde e a água encanada só chegou há dois anos que, mas ainda assim, moradores relatam falta d’água com frequência, “o que se torna ainda mais complicado neste momento de pandemia, em que a água é tão importante para a prevenção da Covid-19”, frisou a acebiana.

No Quingoma, as escolas são distantes, o transporte público é escasso e o acesso é difícil, sobretudo quando chove. Além disso, o desemprego e a baixa renda das famílias dificultam a subsistência e o desenvolvimento naquela região. “Por tudo isso, precisamos unir esforços para levar esperança e melhorias para o Quingoma. Os moradores daquela comunidade precisam de dignidade”, concluiu Ane Cristina. Para saber como entregar suas doações para o Quingoma, envie uma mensagem de WhatsApp para (71) 7199129-8237.