Bahia sediará o primeiro Clube Internacional Soroptimistas do Nordeste

No último dia 3,  reuniram-se em Salvador Jane Carol, ex-governadora das Soroptimistas da Região Brasil; Isabel Cristina Morais, presidente do Clube Soroptimista Internacional Brasilia Sudoeste; a presidente eleita do SI Brasília Sudoeste, Eliana Pimentel, e a ex- deputada baiana Maria José Rocha. 

 De acordo com Jane Carol, foi uma reunião histórica, porque há 25 anos as Soroptimistas atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas nunca conseguiram criar  um clube no Nordeste, que tem a segunda maior população do país.

Apesar de existir internacionalmente há 100 anos, desde 1921, a Associação Soroptimist ainda é pouco conhecida do público em geral. A maior feminista brasileira do século XX, Bertha Lutz, cientista, política e diplomata, era soroptimista.   O nome Soroptimist significa “O melhor para mulheres”, e isto é o que a organização procura realizar. No mundo, são aproximadamente 75 mil soroptimistas, em 122 países.


A organização Soroptimist tem, desde 1951, vínculos oficiais com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC-, sendo  uma autoridade reconhecida em questões que valorizem a mulher. O status Consultivo Geral foi concedido em 1984, e a Federação Soroptimist of the Americas está representada em Nova York, Paris, Gênova, Genebra e Viena. 


A Associação Soroptimists International Soroptimist é uma organização para mulheres empresárias e profissionais voluntárias que trabalham para  melhorar a vida de mulheres e meninas. Para isto, as soroptimistas desenvolvem dois grandes programas: Viva seu Sonho, para a formação e capacitação de mulheres, no ensino superior, e Sonhe e Realize, para jovens do ensino médio. Anualmente, a Organização investe aproximadamente 3 milhões de dólares neste programa, para que mulheres possam aplicar em seus sonhos.  Outros projetos próprios, implementados pelo Clube Soroptimista Internacional Brasilia Sudoeste, são o Gotas de Amor, idealizado pela médica Fátima Bezerra, que prepara as mães para o exercício da maternidade, e o Curta Maria, para produção de vídeos sobre a Lei Maria da Penha, idealizado por Maria José Rocha.Todo Dia 25 do mês é Dia Laranja – Soroptimists Contra a Violência Doméstica e Familiar. 

Publicado originalmente no site: Planalto em Pauta