O Comitê Interreligioso da Bahia realizará na próxima quinta-feira (8) às 9h em frente ao monumento à Mãe Stella de Oxossi, Ato Interreligioso por uma Cultura de Paz e Respeito.
Na madrugada do último domingo, 1º de dezembro, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi, localizada na avenida que leva o nome da Ialorixá em Salvador, foi alvo de vandalismo ao ser incendiada. O ato foi entendido como intolerância religiosa e tipificado pela Policia Civil como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”.
Inicialmente foi levantada a hipótese de o incêndio ter tido origem como resultado de um curto circuito na iluminação do monumento, mas foi constatado que se trata de um incêndio criminoso. Registros feitos no local mostram que apenas a imagem de Mãe Stella de Oxóssi, de dois metros de altura, foi atingida e que a imagem de Oxóssi, de 6,5 metros, localizada logo atrás, segue inteira.
“Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa. Estamos apurando o caso para que os responsáveis sejam identificados e punidos”, escreveu Bruno Reis, prefeito de Salvador.
O boletim de ocorrência foi registrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) na 12ª Delegacia, em Itapuã, que também solicitou à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) a remoção da obra incendiada para recuperação, o que deve ser consentido após a perícia.
A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia, ACEB, repudia toda e qualquer ação destinada a promover a intolerância religiosa e quaisquer outras formas de discriminação. A Constituição Brasileira garante a inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, assegurando ainda o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. Ataques como o ocorrido à estátua de Mãe Stella de Oxossi reforçam a necessidade de continuarmos conclamando nossa sociedade a refletir sobre os fundamentos e os princípios que norteiam a nossa República, que vão na contramão de qualquer ato de intolerância, racismo, discriminação ou preconceito.
A ACEB estará presente ao Ato Interrreligioso, que acontecerá na próxima quinta-feira (8).