ACEB reforça pilares da campanha pela elevação do IDEB da Bahia

Educação integral na Escola Estadual Professora Candolina, no Pau Miúdo Foto: Carol Garcia / SECOM

Diante da recente polêmica envolvendo professores acerca de declarações do Secretário de Educação do Estado da Bahia (SEC), Jerônimo Rodrigues, sobre os critérios considerados para reprovar alunos da rede estadual, a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) decidiu reforçar os pilares da Campanha “Educação que Transforma: por uma Bahia Melhor”, cujo objetivo é colaborar para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Estado Bahia.

Segundo a presidente da entidade, Marinalva Nunes, os pilares da referida campanha revelam muito mais soluções para reduzir o índice de reprovação e aumentar o desempenho dos alunos da rede estadual do que a simples discussão sobre os “culpados” pela avaliação ruim do Ideb no último ano. “A explicação para os resultados negativos vai muito além dos critérios considerados para aprovar ou reprovar alunos. Para a Aceb, não há tempo a perder procurando responsáveis pelos problemas existentes: é preciso criar soluções e isso inclui a adoção de ações efetivas e enérgicas”, declarou.

Entre os pilares da Campanha da ACEB pela elevação do IDEB no Estado da Bahia destacam-se a qualificação e a valorização de professores e gestores em educação; a reeorganização e adequação da infraestrutura das unidades escolares; a ampliação da educação integral e a articulação dos níveis de ensino integrados aos entes federativos. Além disso, a Associação defende a nomeação de um(a) coordenador(a) pedagógico(a) por turno em cada unidade; a atuação de psicopedagogos(as) e de assistentes sociais nas escolas e o incremento dos Institutos Profissionais.

A implementação e desenvolvimento de projetos que fomentem a cidadania também podem colaborar com a melhoria dos resultados da educação no estado. “A cultura e o esporte são importantes ferramentas no sistema de ensino pela paixão, socialização e disciplina que imprimem. Por isso, é preciso estimular as artes (visuais, música, teatro, dança, etc) e fomentar o esporte, através de iniciação esportiva nas mais diversas modalidades, torneios e eventos esportivos que possam ir além das aulas de educação física”, frisou o vice-presidente da ACEB, Marcelo Ramos.

O dirigente da associação destaca, ainda que “algumas escolas da Bahia já apresentam um resultado satisfatório a partir de ações positivas isoladas, mas quando se considera a média de todos os colégios, os índices são negativos. Precisamos que as boas práticas de algumas de nossas escolas estaduais sejam implementadas em toda a rede estadual de ensino”, defende.

A fim de incentivar a formação continuada de professores, a ACEB executa, há 16 anos, um programa de formação continuada, com viés classista, através de cursos de qualificação em parceria com renomadas instituições de educação no estado. Segundo Marinalva Nunes, “a valorização profissional do educador, um dos mais importantes pilares da nossa campanha pela educação que transforma, passa pela compreensão e consciência da nobreza da função por parte da sociedade. Nesse sentido, formação continuada, desenvolvimento da carreira e elevação do piso salarial somam pontos positivos no processo. Professores, coordenadores, gestores e demais trabalhadores em educação são os guardiões da transformação social”, resumiu a dirigente da ACEB.