Um total de 100 mudas de espécies da restinga foi plantado na mata localizada às margens de uma das lagoas localizadas na região de Stella Maris e Praia do Flamengo nesta terça-feira (18). O plantio foi feito pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), em parceria com a Unidunas, OSCIP que administra o ecossistema de dunas, lagoas e restingas da Área de Preservação Permanente (APA) do Abaeté. Apoiadores da ação, representantes da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) participaram do ato.
Para definir a área do plantio e acertar outros detalhes, as entidades envolvidas se reuniram com moradores da localidade no início de maio. De acordo com a coordenadora de empreendedorismo e ação social da ACEB, Anne Cristina Nogueira, o entendimento coletivo é de que o desenvolvimento na região precisa ser sustentável. “Conservar a vegetação de restinga é muito melhor do que instalar contenção artificial contra erosão na área. Manter o ecossistema das restingas vivo é preservar o meio ambiente. Não podemos abrir mão disso”, declarou.
Para a moradora da Praia do Flamengo, Marília Oliveira, a contenção do salitre é um dos maiores benefícios da manutenção da vegetação de restinga. “O ar que vem do mar vem cheio de salitre, mas a vegetação de restinga segura esse salitre. Além disso, ela é o habitat de muitas espécies animais. Amo andar na beira do rio e ver as iguanas enormes circulando na área”, pontuou.
Segundo a assistente social e integrante da gerência de suporte socioambiental da Embasa, Karla Barretto, a decisão de contribuir para a preservação da restinga foi fruto de um diálogo prévio entre ela, a moradora Olivia Cruz e o gestor do Parque das Dunas, Jorge Santana. “A Embasa contribuiu com a equipe de jardinagem e os recursos necessários para a execução do plantio. Com a ação, esperamos despertar para novas iniciativas que venham somar esforços para essa causa”, resumiu. A coordenadora de Projetos de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), Cláudia Sisan, também participou da ação.