ACEB destaca avanço da Bahia no Ideb, mas cobra valorização dos professores e inclusão educacional

A Bahia alcançou um importante avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, subindo de 3,5 em 2021 para 3,7 este ano no ensino médio estadual. Apesar do progresso, a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) ressalta que ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente no que diz respeito à valorização dos professores e à inclusão educacional.

A presidente da ACEB, professora Marinalva Nunes, comemorou o resultado, mas destacou que ele reflete não apenas as políticas públicas de incentivo à permanência na escola, mas também o esforço contínuo dos profissionais da educação. “O resultado positivo desses dados Ideb é uma vitória para todos nós que lutamos diariamente por uma educação pública de qualidade na Bahia. No entanto, não podemos desconhecer que ainda prossegue uma diferenciação nos tratos regionais e na educação quilombola, indígena e de inclusão PCD – Pessoa Com Deficiência”, afirmou.

Marinalva enfatizou que, embora os números sejam animadores, os professores ainda enfrentam grandes desafios, como a falta de investimentos em valorização profissional e o descumprimento da lei do piso salarial na Bahia. “Os trabalhadores em educação, mesmo com seu compromisso com a sociedade, ainda são tratados fora do investimento em valorização profissional, aperfeiçoamento permanente e condições para a nova prática pedagógica no mundo digital”, disse.

A ACEB reforça a necessidade de continuar a luta por melhores condições de trabalho e por uma educação inclusiva que contemple todas as regiões e grupos sociais do estado. “Enquanto celebramos essa conquista, também reafirmamos nosso compromisso em continuar defendendo os direitos da categoria e buscando avanços que beneficiem toda a comunidade escolar”, concluiu Marinalva.