O que é necessário para ser um professor de Projeto de Vida? Como planejar esse componente curricular e como ampliá-lo no planejamento pedagógico? As perguntas, e suas respectivas respostas, fazem parte do e-book “Projeto de Vida na escola: práticas pedagógicas de professoras(es) da rede estadual da Bahia”, parceria da Fundação Telefônica Vivo e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Com download gratuito, a publicação reúne 19 atividades desenvolvidas com estudantes do ensino médio da rede baiana em 2021. As instituições Afeto (Educação Comunicação e Juventudes) e Cipó (Comunicação Interativa) foram responsáveis pela execução do projeto no território.Firmada em 2020, a parceria tem foco na formação de professores que atuam com o componente Projeto de Vida e Cidadania. Ao todo, ao longo dos dois últimos anos, 790 professores, coordenadores pedagógicos e gestores participaram da iniciativa e, aproximadamente 18 mil estudantes, de mais de 470 escolas, foram impactados.De acordo com Carla Aragão, coordenadora do Programa Pense Grande na Bahia, a seleção das atividades publicadas no e-book levou em consideração alguns critérios: fácil replicabilidade, protagonismo dos estudantes, passo a passo pedagógico e organização do material. “O livro é uma inspiração para professores e professoras de todo o país, para que possam desenvolver suas práticas observando seus pares. Essa troca é muito salutar, ainda mais por ser um tema relativamente novo dentro da educação publica”, avalia. Além dos casos, a publicação reúne uma curadoria de conteúdos relacionados a Projeto de Vida, como videoaulas e podcasts.