Vice-presidente da ACEB, Marcelo Ramos, participa de Fórum para discutir educação, cultura e esporte

Ao retomar as atividades pós-pandemia, o Instituto dos Operadores do Direito Desportivo do Estado da Bahia (IODDEB) realiza nesta quinta-feira, 19 de maio, o II Fórum de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Entretenimento – Empreendedorismo e Meio Ambiente. No evento, o vice-presidente da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia e ex-jogador de grandes times de futebol, Marcelo Ramos, participa da Mesa “O Poder Transformador do Esporte Pós-pandemia”, prevista para começar às 10h, sob coordenação do professor e advogado Dr. Odilon Jorge Daltro de Góes, presidente do IODDEB. Além de Marcelo, participam da Mesa o gestor público Edmilson Machado (Pombinho); o radialista da Rádio Cruzeiro, Edésio Góes; os desportistas Jorge Aragão (Beijoca) e Otacílio Lima; o Deputado Estadual, Roberto Carlos; e o Vereador de Salvador, Téo Senna.A expectativa é reunir, no Espaço Cultural da Câmara de Vereadores, mais de 100 profissionais do Brasil e do exterior, estudantes da área, integrantes dos poderes público e privado, além de lideranças nos diversos segmentos comunitários. O evento pretende discutir políticas públicas para o setor e oferecer capacitação, por meio de conferências, mesas redondas e debates, sobre as diversas temáticas de interesse dos segmentos da área. O presidente do IODDEB, Odilon Jorge Daltro de Góes, Professor, Mestre da Arte Capoeira e Doutor em Educação e Direito Patrimonial, enfatiza “que a entidade, sem fins lucrativos, vem desenvolvendo projetos exitosos em razão de parcerias e apoios de todo o trade e instituições, que reconhecem a importância dessa indústria geradora de tantos empregos diretos e indiretos e envidam todos os esforços no sentido de tornar possível a sua realização”.

O IODDEB é resultado de um projeto que Odilon Góes coordenou à frente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), quando presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. “Naquela época, não tínhamos nada estruturado para o setor. Não se discutia nada. Realizamos fóruns, debates, seminários, com objetivo, sobretudo, de sensibilizar as autoridades do setor público a criar uma secretaria específica para a área desportiva”. Segundo Góes, na Bahia ainda não existe um verdadeiro reconhecimento do potencial do esporte como gerador de emprego, renda e sustentabilidade, todavia como maior ferramenta de inserção social que existe no Planeta.”É preciso sensiblização e muito investimento”, afirmou.

Por isso, salienta, será um dia inteiro de debates, trazendo opiniões e experiências valiosas de figuras como a professora catedrática da Facultad de Derecho de la Universidad de Salamanca – España, a advogada Ângela Figueruelo Burrieza, que fará uma video-conferência sobre a Constituição de Cádiz, uma das primeiras do mundo e que está sendo homenageda pelo evento por completar o Bicentenário de Independência do Brasil. Logo em seguida, haverá a conferência do pesquisador da Universidad de Salamanca e da Universid de Sevilla, o Prof° Historiador Dr. Jairdilson da Paz Silva, que abordará o tema a “Constituição de Cádiz no processo de Independência do Brasil”. Os interessados em participar do evento ainda podem se inscrever pelo link encurtador.com.br/elsR5