Dia Mundial do Livro com Dom Quixote sob os olhares de Portinari e Drummond

Maria José Rocha Lima 
 
 
Hoje, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, recebi de João Cândido Portinari, presidente do Projeto Portinari, convite para as celebrações, que incluíram um evento virtual, às 18h, em homenagem a Miguel de Cervantes, autor do romance de cavalaria “El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha”, e a William Shakespeare. Por coincidência, ambos morreram nessa mesma data, em 1616.


Para celebrar o Dia Mundial do Livro, o Projeto Portinari e parceiros homenagearão estes dois grandes escritores, sob o olhar de dois grandes brasileiros: o genial artista plástico Cândido Portinari e o grande poeta Carlos Drummond.

O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, obra-prima de Miguel de Cervantes Saavedra, é o romance mais importante da literatura em língua espanhola. Segundo críticos de renome internacional, historiadores e leitores, é a segunda obra mais traduzida e editada, depois da Bíblia.  
No mundo inteiro, o antropônimo Dom Quixote é usado para falar de alguém que, com os seus delírios, age por impulso, alguém generosamente impulsivo, sonhador, romântico, nobre, mas desligado da realidade e cheio de fantasias. E quixotesco é o mesmo que irrealista, lunático, ousado, quixótico, sonhador, tolo, utópico.


No romance, Dom Quixote sai pelas planícies espanholas para impor justiça, na companhia de seu fiel escudeiro Sancho Pança. “A dupla então vive uma variada sequência de aventuras e confrontos no limite entre a realidade e a fantasia, narradas por Cervantes com malícia, compaixão e bom humor,segundo tradutores, críticos e leitores”.  


A publicação é uma nova edição bilingue (português e espanhol) do livro “D. Quixote: Cervantes, Portinari, Drummond”, editado anteriormente pela Fundação Castro Maya, em 1972, e pelo Projeto Portinari, em 1996. Revestida de um moderno projeto gráfico de autoria da designer Ligia Melges, ela reúne novamente os três artistas, apresentando a reprodução dos 21 desenhos da Série Dom Quixote, de Portinari (1956), cujos originais pertencem aos Museus Castro Maya, acompanhados de extratos da obra de Miguel de Cervantes e 21 poemas de Carlos Drummond de Andrade.


O projeto Diálogo Cultural Brasil – Espanha, realizado pela Associação Céu de Capricórnio, Projeto Portinari, Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e Museus Castro Maya, apresentou por meio de um vídeo às 18h desta sexta-feira, no seu canal no Youtube, o livro “Dom Quixote visto pelos artistas brasileiros Portinari e Drummond”.


A obra recebeu a inclusão de uma nova arte – a música. Um QR Code liga o leitor ao álbum “Suíte Dom Quixote”, obra do maestro Norberto Macedo, inspirada no texto de Cervantes, nos poemas de Drummond e nas ilustrações de Portinari. Esta Suíte, composta para violão clássico, é interpretada pelo próprio autor. As edições das partituras foram feitas pelo Musica Brasilis, assim como a disponibilização do conteúdo que ficará acessível nas plataformas de streaming – Deezer e Spotify.


A iniciativa busca dar visibilidade à importante relação cultural existente entre o Brasil e a Espanha e possibilitou “trazer de volta ao público essa publicação, que trata das categorias mais fundamentais da nossa cultura – literatura, poesia, artes plástica e agora música –, com alguns dos mais importantes artistas brasileiros em comunhão com o gênio da literatura espanhola, permitindo assim o Diálogo Cultural Brasil-Espanha, para estreitar ainda mais os laços que unem os dois países”, declaram as Instituições parceiras.


Além do livro, o projeto, que está enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com duas exposições, um seminário internacional, palestras formativas e oficinas para estudantes da rede pública de ensino, que foram adiados em virtude da pandemia. Serão disponibilizados dois mil exemplares do livro, sendo 1.600 deles distribuídos gratuitamente para biblioteca, museus e instituições culturais do Rio de Janeiro. O Instituto Cervantes está neste momento formatando como será a comercialização deste livro.


O projeto recebeu patrocínio das empresas Celeo Redes Brasil, Cobra Brasil e Cymi Brasil. Museus Castro Maya/IBRAM. +55 21 3970-1093 / 3970-1127 – Museu da Chácara do Céu+55 21 3433-4990 – Museu do Açude visite nosso site www.museuscastromaya.com.br.

Publicado originalmente no site: https://planaltoempauta.com.br/dia-mundial-do-livro-com-dom-quixote-sob-os-olhares-de-portinari-e-drummond/