O governo da Bahia concedeu 7021 aposentadorias a funcionários públicos estaduais em 2020, ano em que a Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) bateu recorde nos processos de inativação. Entre os aposentados está o professor acebiano André Calheiros (59), que em decorrência de uma cardiopatia grave teve que parar de dar aulas em 2018, ano em que deu entrada no pedido de aposentadoria por invalidez. “Tive que esperar quase dois anos, mas finalmente alcancei o meu direito. Depois de mim, muitos outros servidores que estavam na mesma situação, aguardando a deliberação da aposentadoria por invalidez comprovada, também a conquistaram em 2020. Ainda aguardo receber valores retroativos e parte de uma gratificação a que tenho direito pela legislação, mas saber que já tenho como pagar meus medicamentos e honrar compromissos financeiros com minha aposentadoria já é uma boa notícia, ainda mais em tempos de pandemia”, relatou.
De acordo com a servidora pública aposentada pelo Estado da Bahia e presidente da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), Marinalva Nunes, o recorde alcançado pela Previdência Estadual foi bastante positivo. “A valorização dos servidores aposentados e a defesa dos direitos dos trabalhadores públicos do estado da Bahia sempre fizeram parte da agenda da ACEB. Quando tomamos ciência da série de iniciativas realizadas pela Suprev, aplaudimos de pé. Esperamos que esta tendência de agilidade no trâmite dos processos de aposentadoria seja consolidada e continue avançando. Esta é a nossa expectativa”, declarou.
Segundo a Suprev, nos últimos 13 anos, houve um crescimento consistente na média anual de publicação de atos de aposentadoria. De 2003 a 2006, a média era de 3837. Entre 2007 a 2014, passou para 4655, com um aumento de pouco mais de 21%. Já de 2015 a 2020, a mesma média chegou a 5779, o que representa um incremento de 23,9%. De acordo com o superintendente da Previdência, Eduardo Matta, o desempenho alcançado este ano é “fruto de um trabalho coletivo, de uma parceria intensiva com as áreas de Recursos Humanos dos mais diversos órgãos estaduais”, frisou.