ACEB realiza lives temáticas, feiras virtuais de fomento ao empreendedorismo e campanhas de distribuição de alimentos em meio à pandemia

A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) não para. Desde o início do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a entidade tem realizado uma série de ações, a exemplo de lives temáticas com especialistas, feiras virtuais de fomento ao empreendedorismo e campanhas de doações de alimentos. Essas atividades têm sido, em grande parte, organizadas pelo vice-presidente e pela coordenadora de Empreendedorismo e Ação Social da ACEB, Marcelo Ramos e Anne Cristina, que não poupam esforços quando o assunto é compartilhar solidariedade e informações de utilidade pública.

Lives – “Como atrair clientes em meio à pandemia?” foi o tema da primeira live da ACEB, realizada no dia 30 de março deste ano. De lá para cá, a ACEB organizou encontros virtuais sobre diversos outros assuntos, tais como: “Dê um UP em suas vendas em meio à pandemia”, “Como a alimentação pode te ajudar a reduzir a ansiedade”, “Os impactos da pandemia no mundo do trabalho”, “O que é realmente preciso para ser feliz?”, “Alimentação para melhorar a imunidade”, “Contratos em tempos de pandemia e a Medida Provisória nº 936/20”, “Educação e Meio Ambiente em tempos de pandemia”, “O impacto social da crise do coronavírus”, “Pandemia e isolamento: incerteza ou esperança”, “Como manter a harmonia e o equilíbrio durante o isolamento social”, “Consequências econômicas da crise do Coronavírus” e “Estratégias de superação dos prejuízos no comércio gerados pela pandemia”.

Além desses temas de interesse geral, a ACEB organizou um bate-papo com Marcelo Ramos, vice-presidente da ACEB e treinador das categorias sub 12/13 do Esporte Clube Bahia, e uma série de três lives com foco na violência contra a mulher: 1) “Pandemia e Feminicídio para além da violência doméstica”, 2) “Violência doméstica e feminício” e 3) “Pelo Fim da violência contra a mulher”. Esses encontros marcaram o aniversário de 14 anos da Lei Maria da Penha, celebrado em agosto. Além disso, como muitos sócios da entidade são servidores públicos, também foram realizadas lives sobre temas de interesse desta categoria: “Funprev após a reforma da previdência” e “URV não é sonhar! É calcular e acreditar”. Todas as lives foram facilitadas por profissionais com ampla experiência e conhecimento sobre cada assunto abordado. “A troca de informações e experiências tem sido incrível nas lives realizadas pela ACEB. Estamos muito felizes com o resultado desses encontros virtuais”, frisou Anne Cristina.

Solidariedade – Outra live realizada pela ACEB em meio à pandemia de Covid-19 integrou o Projeto “Reconhecimento Solidário”, ação desenvolvida pela entidade em parceria com o grupo de empresas privadas formado por Ambev, Bauko e Ghisolfi. A partir desta parceria, a Associação distribuiu centenas de cestas básicas a comunidades carentes dos municípios baianos de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Vera Cruz, Pé de Serra e São Sebastião do Passé. “Antes deste projeto, a ACEB já realizava ações de solidariedade em parceria com pequenos empreendedores e com o apoio de um grupo especial chamado de ‘Ação do Bem’. No início da pandemia, inclusive, levamos diversas doações de alimentos, roupas e brinquedos a famílias carentes da comunidade Quingoma, em Lauro de Freitas. Fazer o bem a quem mais precisa não tem preço”, resumiu Anne Cristina.

Empreendedorismo – Em paralelo às lives e às ações sociais, a ACEB criou uma rede de apoio virtual a pequenos empreendedores. A maioria dos participantes é composta de expositores da Feira de Variedades da ACEB, evento presencial que precisou se transformar em virtual devido às limitações da pandemia. O objetivo da mudança foi fortalecer e incrementar a rede de apoio para manutenção das vendas e da sobrevivência dos pequenos negócios. “Precisávamos fazer a roda da economia continuar girando durante o tempo em que o comércio permaneceu fechado. Com isso, novos empreendedores se juntaram ao grupo pré-existente e novos interessados não param de chegar”, explicou Anne Cristina. Buscando adaptar-se ao “novo normal”, a fim de evitar aglomerações, a ACEB lançou as feiras virtuais mensais para empreendedores dos segmentos de gastronomia, moda, artesanato, acessórios e semijóias, produtos de fazenda, calçados e bebidas. As empresas e produtos/serviços dos empreendedores são divulgados através das redes sociais da ACEB, que também colabora realizando sorteios de itens doados pelos empreendedores.

Sobre a ACEB – A ACEB é uma instituição sem fins lucrativos integrada por mais de 1300 associados. Seu objetivo é promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento da educação, do esporte, da cultura e do lazer na Bahia; realizar e apoiar ações para a formação profissional e responsabilidade social, economia solidária, entre outros. Atualmente, a ACEB oferece aos seus associados benefícios como descontos em produtos e serviços prestados por empresas parceiras, através de convênios. Além disso, a Associação realiza atividades que incentivam o empreendedorismo, a exemplo da Feira de Variedades da ACEB. Recentemente, campanhas sociais e lives temáticas foram incluídas na lista de ações realizadas pela entidade.

A Associação é presidida pela professora Marinalva Nunes, servidora pública aposentada que também é Coordenadora jurídica da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Conselheira da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB) e membro da Diretoria da Confederação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia – regional Bahia (CSPB). O vice-presidente da ACEB é o ex-jogador de futebol profissional Marcelo Ramos.

Site: www.acebqualifica.org.br
Instagram: @aceb.qualifica
Facebok: /acebqualifica
YouTube: ACEB ao VIVO
Telefone: (71) (71) 3013-7872
Whatsapp: (71) 99637-7141