A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) não poderia ficar de fora do movimento da sociedade para ajudar a quem mais precisa neste momento difícil pelo qual todos passamos. Estamos arrecadando donativos (alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e doméstica, roupas, calçados, entre outros) que serão entregues no próximo sábado (18) à Comunidade do Quingoma. Se você também quer colaborar, entre em contato com a acebiana Anne Cristina pelo telefone (71) 99129-8237 (WhatsApp). Nós pegamos as doações em sua casa!
Sobre Quingoma – Quingoma é uma antiga zona de engenho do recôncavo baiano, localizado a três km de Lauro de Freitas. Possui aproximadamente 3.500 moradores que buscam o resgate de suas raízes, pois se reconhecem como remanescentes de quilombos, embora ainda não tenham sido reconhecidos como tal. Quingoma é uma etnia africana vinda em menor número para Bahia. Seus ancestrais escravizados trabalhavam nas fazendas e engenhos da freguesia de Santo Amaro de Ipitanga (hoje Lauro de Freitas), na produção de cana de açúcar nos séculos XVIII e XIX.
Na comunidade são enfrentados problemas com moradia, transporte, saneamento, telefonia e água encanada. O acesso ao bairro é muito complicado, pois o transporte alternativo de vans deixa muito a desejar. As famílias mantém o cultivo de subsistência e o que excede é vendido na feira do centro de Lauro de Freitas. Os moradores de Quingoma mantém as suas tradições através da oralidade e buscam o resgate da sua cultura. O bairro possui casa de farinha, terreiros de candomblé e uma pequena capela que tem como padroeiro São José. Apesar de todas as dificuldades que enfrentam, o povo desse lugar é muito alegre e tem do que se orgulhar, sobretudo por sua cultura e união, além do samba de roda. Em meio à pandemia, muitos moradores dessa comunidade passam por dificuldades e precisam da nossa ajuda.