Professores do Brasil, que daria R$ 278 mil em prêmios a professores da rede pública. O cancelamento veio a público hoje por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União e acontece na mesma data em que seriam divulgados os primeiros resultados da premiação assinado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, o texto que revoga a edição do prêmio deste ano diz que o cancelamento é necessário para “alinhar as ações deste ministério com a implementação da Base Nacional Comum Curricular”. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), no entanto, já estava prevista no edital da premiação. Publicado em abril, ele trazia como um de seus objetivos “estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do PNE [Plano Nacional da Educação] e da BNCC”.
Aprovada em dezembro de 2017, a BNCC determina o que os alunos devem aprender em cada ano do ensino infantil e fundamental. A base deve estar implementada em todas as escolas públicas e particulares até 2020. Na prática, estados e municípios devem adaptar seus currículos à proposta, o que envolve também a formação dos docentes à luz da BNCC. Uma proposta de reforma na formação dos professores que segue as regras da base está, hoje, parada no MEC
A edição de 2019 do prêmio foi lançada no dia 15 de abril em uma cerimônia realizada na sede do MEC, em Brasília. O secretário de alfabetização da pasta, Carlos Nadalim, esteve presente na ocasião. Em nota enviada ao UOL, o MEC informou que o prêmio será reestruturado e ganhará um novo formato a partir de 2020.
“O MEC trabalha para concluir o plano de ação, que abrigará um conjunto de programas para atender a formação e a valorização de professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas de educação básica”, diz o texto. Criado em 2005, o prêmio é realizado pelo MEC em parceria com instituições como a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Publicado originalmente completo no site: https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/08/27/mec-cancela-premio-que-daria-mais-de-r-250-mil-a-professores.htm