Aula inaugural abre ano letivo do Programa Mais Infância, das Voluntárias Sociais

O Mais Infância – projeto voltado para as creches-escolas comunitárias da Bahia, abre, oficialmente, neste sábado (16), às 8h, o ano letivo de 2019, com aula inaugural no Teatro Caetano Veloso, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador. Criado em 2017 pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) para atuar junto a creches baianas, o Mais Infância reunirá 500 educadores de escolas comunitárias na abertura oficial do ano letivo. O tema deste ano é “Por uma infância democrática e igualitária”.

Dentre os temas a serem abordados durante o evento estão a participação feminina na educação comunitária, bem como um debate sobre políticas públicas para mulheres. Participa, ainda, do evento, o grupo de arte e educação Ateliê Brincar, que disponibilizará oficinas para os professores, além da apresentação da 2ª edição do material didático do Projeto Mais Infância.

Desde 2017, quando foi implantada pelas Voluntárias Sociais da Bahia, o programa já atendeu a mais de cem instituições comunitárias do Estado. Segundo o diretor do Centro de Formação para o Trabalho da VSBA, Manoel Calazans, “o programa desenvolvido pelas Voluntárias visa aprimorar a qualificação dos educadores que não podem realizar cursos específicos voltados para as áreas em que atuam”. Os encontros com os educadores são mensais, informou.

“Essas escolas desenvolvem um trabalho social fantástico, e aqui estamos dando a oportunidade para que os professores expandam seus conhecimentos e potencializem suas habilidades para desempenhar um papel pedagógico cada vez melhor”, explicou Calazans.

O projeto

O Mais Infância foi idealizado pela presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, com o objetivo de realizar um conjunto de ações para melhorar e promover a integração e socialização das crianças de 0 a 5 anos atendidas pelas 200 creches-escolas comunitárias de Salvador. As ações também envolvem a qualificação profissional dos professores e gestores das entidades, que participam de cursos de formação e qualificação gratuitas.

As ações do Mais Infância objetivam cuidar das crianças em situação de vulnerabilidade social, e compreendem desde a formação continuada dos professores, como a reforma física de creches, visita e acompanhamento pedagógico às creches, e realização de circuitos culturais com as crianças atendidas pelas entidades, dentre outras atividades.

Publicado originalmente no site www.ba.gov.br