28 de abril é o Dia Mundial da Educação

Você sabia que 28 de abril é o Dia Mundial da Educação? A data foi escolhida durante o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, no Senegal, no ano de 2000. No Fórum, através da Declaração de Dakar, ficou estabelecido o compromisso dos países signatários de levar a educação básica a todas as crianças e jovens. E o Brasil também assinou esta declaração.

Inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU), a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, criou a campanha #Nem1PraTras. A proposta é realizar uma grande mobilização (presencial e virtual) e engajar a sociedade para os desafios mais relevantes sobre educação no Brasil.

O foco da campanha está nas juventudes em situação de vulnerabilidade social e educacional. Jovens que estão ficando ou que ficaram para trás, seja pela falta de condições de permanência na escola, a dificuldade de estudar ou ainda por ausência de políticas públicas que impedem ou retardam seu aprendizado.

“Todos nós podemos fazer a nossa parte para não deixar nenhuma criança, jovem ou adulto sem o direito à Educação. A partir do chamamento #Nem1PraTras, e das ações que realizamos na Fundação Roberto Marinho e no Futura, precisamos lembrar e trabalhar juntos para a garantir este direito, e que também não podemos deixar #Nem1SemEscola, #Nem1SemProfessor, #Nem1SemAprender, e por aí vai”, reforça João Alegria, Gerente Geral do Futura.

A ideia é propor alianças e fortalecer o debate com estudantes, professores e profissionais de educação para que todos e todas possam produzir conteúdo e opinar sobre os temas abordados na campanha. “A gente está começando uma mobilização urgente, importante e fundamental para a sociedade brasileira. Todo mundo precisa falar sobre educação. Não existe uma sociedade que tenha alcançado bons níveis de cidadania, sem um trabalho efetivo em educação.”, ressalta a jornalista Luciana Barreto, editora da campanha.

As mobilizações pelo Dia da Educação #Nem1PraTras acontecem em todo o país. Organizações públicas, privadas e do terceiro setor em todo o Brasil podem integrar a iniciativa, mobilizando mais redes e realizando atividades em seus territórios de atuação.

Até o momento, mais de 30 instituições já aderiram ao convite e se tornaram parceiras do movimento: Associação AlfaSol, Associação Nova Escola, Beenoculus S.A., C-Brand, CENPEC, Cidade Escola Aprendiz, CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira, Comunidade Educativa CEDAC, Comunitas, Consed, Conviva Educação, Fundação Bradesco, Fundação Cesgranrio, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Tide Setubal, Fundação Volkswagen, GIFE

Grupo Godoi, Instituto Ayrton Senna, Instituto GRPCOM, Instituto Natura, Itaú Social, Movimento pela Base, Museu de Arte do Rio (MAR), Oi Futuro, Prosas, Rede Conhecimento Social, SBCOACHING Social, Todos Pela Educação e TV Globo Undime.

Ações

  1. Boletins diários

Durante os meses de março e abril, você acompanha informativos com dados sobre a Educação e mais detalhes sobre a campanha nas telas do Futura. Na TV, os boletins vão ao ar todos os dias ao longo da programação e também nas redes sociais. A playlist completa está disponível em Dia da Educação no Youtube.

  1. Como a Educação mudou a sua vida? Envie o seu depoimento!

A educação é capaz de transformar vidas. Acreditamos que só através da Educação é possível dar oportunidades iguais a quem a vida deu caminhos diferentes. Conte para a gente a sua história! Qual a sua memória sobre os tempos de escola? E aquele(a) professor(a) que fez diferença na formação/carreira?

Poste um vídeo nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) usando as hashtags #Nem1PrasTras e #DiadaEducacao ou envie seu vídeo para o nosso WhatsApp: 21 99416-6489. As melhores histórias serão postadas no Twitter do Futura.

  1. Programação especial na TV

No dia 28 de abril, o Futura dedicará 24 horas de programação exclusiva sobre Educação, com vídeos, reportagens, documentários, programas de entrevistas, animações e curtas.

  1. Site

No site www.diadaeducacao.org, você pode acompanhar mais sobre a campanha e conferir todas as novidades.

Educação Brasileira: quais os desafios?

Alfabetização

No Brasil, a cada 100 crianças, somente 53,7% sabe ler aos 8 ou 9 anos. Nossas crianças e jovens têm o direito de aprender no tempo certo. Isso é garantir a Educação de qualidade para todos sem deixar nenhum para trás.

Evasão Escolar

Outra questão preocupante é a evasão escolar. 24,1% das crianças não concluem o ensino fundamental até os 16 anos. Ou seja, quase ¼ das crianças e quase metade dos jovens do país não possuem diploma do ensino fundamental.

Em se tratando do Ensino Médio, o dado é ainda mais preocupante. 40,8% dos jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos. Ou seja, quase metade dos jovens de todo Brasil.

Redução de matrículas

O desafio é imenso. De acordo Censo Escolar 2018, as matrículas nas escolas públicas brasileiras vêm caindo desde 2014 e o maior motivo de preocupação é o Ensino Médio. Nos últimos 5 anos, foram menos 591 mil jovens matriculados, representando uma queda de 7%.

Hoje, 900 mil jovens brasileiros com idades entre 15 e 17 anos estão fora da escola, e dos 48,5 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, 35% só trabalham e não estudam e 23% não estudam nem trabalham (Pnad Contínua 2017 – IBGE)

Como você pode participar?

Fale mais sobre Educação!

Na sala de aula, no bar, no encontro dos amigos, no almoço de domingo, com os parentes, no WhatsApp. Muito além da escola, discutir educação tem que fazer parte do nosso dia a dia.

Fique bem informado!

Acompanhe nossos boletins semanais com as últimas informações sobre Educação no Brasil. Na TV, no Facebook, Twitter ou no nosso canal do Youtube.

Faça parte: qual a sua história com Educação?

Qual a sua memória sobre os tempos de escola? Todo mundo tem um(a) professor(a) que fez diferença na formação/carreira. Conta para gente usando as hashtags #Nem1PraTras e #DiaDaEducacao

Publicado originalmente no site www.futura.org.br